segunda-feira, 3 de maio de 2010

RITMOS CIRCADIANOS

13 comentários:

  1. Ritmo circadiano~> Designa aproximadamente o período de 24 horas, sob o qual se baseia todo o ciclo biológico do corpo humano.É um ciclo metabólico que envolve o ciclo de sono e vigília, atividade digestiva, produção de hormônios, regulação térmica e outros processos que se repetem diariamente nos seres vivos. Este ritmo dura cerca de 24 horas e cada um dos processos regulados pelo relógio biológico se repete diariamente aproximadamente nos mesmos horários.

    ARUAN KAWALLY BIOMEDICINA TURMA: 302.2

    ResponderExcluir
  2. CICLO CIRCADIANO:regula todos os ritmos materiais,bem como muitos ritmos psicológicos do corpo humano,com influência sobre a digestão,ou estado de vigília,passando pelo crescimento e pela renovação das células,assim como na subida ou descida da temperatura."o relógio"que processa e monitoriza todos estes processos,encontra-se localizado numa área cerebral denominada núcleo supraquiasmático,localizado no hipotálamo base do cerebro e acima das glândulas pituitárias.

    GLÊCIANE BARBOSA SILVA BIOMEDICINA 302.2

    ResponderExcluir
  3. Um exemplo do rítmo circadiano é a secreção de glicocorticóides:a secreção de CRF,DE ACTH e de cortisol apresenta-se elevada nas primeiras horas da manhã,porém baixa á noite.O nível plasmático de cortisol varia entre o máximo de cerca de 20mg/dl 1 hora antes de o indivíduo acordar,de manhã,e o mínimo de cerca de 5mg/dl em torno da meia-noite.Esse efeito resulta da variação cíclica de 24 horas nos sinais provenientes do hipotálamo que causam a secreção de cortisol.Quando o indivíduo muda seus hábitos diários de sono,o ciclo modifica-se correspondentemente
    ARIATHANNA ARAUJO BIOMEDICINA 302.2

    ResponderExcluir
  4. LUANA KAMILA-BIOMEDICINA-302.2

    Muitas funções orgânicas (como níveis de corticosteroide, consumo de oxigénio) são influênciadas ciclicamente pelas alterações da intensidade luminosa que ocorrem por rítmo circadiano (dia a dia). A via retinossupraquiasmática reage a alterações da intensidade luminosa. O próprio núcleo supraquiasmático funciona como um relógio independente, com o período de cerca de 25 horas por ciclo; as lesões nesse núcleo produzem a perda de todos os ciclos circadianos.

    ResponderExcluir
  5. O ritmo circadiano regula todos os ritmos materiais bem como muitos dos ritmos psicológicos do corpo humano, com influência sobre, por exemplo, a digestão ou o estado de vigília, passando pelo crescimento e pela renovação das células, assim como a subida ou descida da temperatura.

    Renata Adna

    ResponderExcluir
  6. O coração é dotado de sistemas, capazes de gerar impusos rítmicos que causam a contração.

    ResponderExcluir
  7. O ritmo circadianio pode ser demostrado por células indivíduais como a da glândula pineal,apresentando variaçôes regulares e coordenadas em um dia de síntese do hormônio melatonina,sendo um agente regulador do núcleo supraquiosmático.

    Júlio César

    Biomedicina 302.2

    ResponderExcluir
  8. Os ritmos circadianos são os hormônios que são secretados mais em determinadas horas do dia e menos em outras (dia e noite), num período de aproximadamente 24horas estabelecendo assim o ciclo biológico do corpo humano e de qualquer outro ser vivo. Tem como principal função a regulação dos ritmos materiais bem como psicológicos também, sempre gerando algum tipo de influência, por exemplo, atividade digestiva, produção térmica, aumento ou diminuição da temperatura... Como é um ciclo, ele se repete diariamente e aproximadamente nos mesmos horários do dia anterior, estabelecendo assim um relógio biológico com suas ações metabólicas.

    Kríssia Scherer - biomedicina 302.2

    ResponderExcluir
  9. São ritmos diarios, ou ritmos ultracardianos. Esses ritmos podem ser geneticamente codificados ou adquiridos. os ritmos circardianos ou diarios podem ser demonstrados em certas células individuais em cultura. Eles regulam todos os ritmos materiais.

    ResponderExcluir
  10. Ritmo Circadiano - ocorre num período de 24 horas, onde dependendo da hora são secretados mais ou menos hormônios. Favorecendo assim o ciclo biológico de ações e reações metabólicas do organismo humano.

    ResponderExcluir
  11. O coração é um órgão muscular composto por quatro câmaras projetadas para trabalhar de modo eficaz, confiável e contínuo durante toda a vida. As paredes musculares de cada câmara contraem em uma seqüência precisa, impulsionando o volume máximo de sangue com o menor consumo energético possível durante cada batimento cardíaco. A contração das fibras musculares no coração é controlada por uma descarga elétrica que flui através do coração de maneira precisa, ao longo de vias distintas e em uma velocidade controlada. A descarga rítmica que inicia cada batimento cardíaco origina-se no marcapasso natural do coração (nódulo sinoatrial), situado na parede do átrio direito. A freqüência da descarga é influenciada pelos impulsos nervosos e pelos níveis de hormônios que circulam na corrente sangüínea.

    A parte do sistema nervoso que regula a freqüência cardíaca automaticamente é o sistema nervoso autônomo, constituído pelos sistemas nervosos simpático e parassimpático

    ResponderExcluir
  12. os ritmos circadianos regula todos os ritmos materiais bem como muitos dos ritmos psicológicos do corpo humano, com influência sobre, por exemplo, a digestão ou o estado de vigília, passando pelo crescimento e pela renovação das células, assim como a subida ou descida da temperatura.

    ResponderExcluir
  13. No ciclo cardíaco,o coração ciclicamente se contrai e relaxa. O sangue ejetado em direção das artérias, na fase chamada de sístole - é o periodo em que o miocárdio contrai. Ao receber o sangue proveniente das veias, é chamado de diástole quando o coração relaxa...

    ResponderExcluir