segunda-feira, 3 de maio de 2010

Princípios gerais da Fisiologia Endócrina

14 comentários:

  1. LUANA KAMILA- BIOMEDICINA- 302.2
    Um grande passo para o melhor entendimento da fisiologia, deve-se ao fato dos hormônios, que são substâncias químicas liberadas por células específias levadas pela corrente sanguina onde iram agir em células alvo, assim equilibrando o meio externo de interno.

    ResponderExcluir
  2. LUANA KAMILA-BIOMEDICINA-302.2
    PS: onde para isso acontecer terão tipos de hormônios, ação do hormônio em específica área, sinalizações e outros fatores que contribuiram nos principios da fisiologia endócrina.

    ResponderExcluir
  3. Um conceito fundamental da fisiologia é o de homeostase.O Sistema Endócrino é o principal implicado na manutenção da constância do meio interno,do ser e da espécie.Caracteriza-se pelo seu dinamismo, precisão e adaptabilidade.
    A função endócrina corresponde à ação de substâncias(hormônios)produzidas por determinada célula que,após travessia na circulação sanguínea,exerce ação reguladora em outras células.Implicando dizer um equilíbrio de meio externo e interno(homeostase).

    ARUAN KAWALLY BIOMEDICINA TURMA: 302.2

    ResponderExcluir
  4. A endocrinologia é uma disciplina relacionada com as "secreções do corpo"conceito original-de que uma substância química chamada hormônio,liberada por um tipo de célula especializada,é conduzida pela circulação sanguínea e atua em células-alvo distantes-representou um grande avanço na compreensãofisiológica.O conceito sugeriu um mecanismo para a manutenção da estabilidade do meio interno frente aos fluxos irregulares de nutrientes,minerais e água,asssim como nas alterações físicas no ambiente.A secreção do hormônio foi provocada,por uma alteração específica daquele meio;como resultado da ação subsequentedo hormonio em suas células-alvo,a alteração foi contrabalançada,e a homeostasia química ou física foi restaurada.Entretanto,desta noção homeotástica tem desenvolvidouma visão cada vez mais complexa da missão e do verdadeiro conceitodo sistema endócrino.

    GLÊCIANE BARBOSA SILVA

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. A endócrinologia exerce uma função reguladora sobre as outras células,tendo um sistema complexo de redes hormonais,regulando o crescimento,a reprodução,o metabolismo,o sistema nervoso,etc.Ele é o principal responsável pela constancia do meio interno.
    ARIATHANNA ARAUJO 302.2

    ResponderExcluir
  7. os homônios endócrinos são tansportados pelo sistema circulatório para células em todo o corpo, incluindo o sistema nervoso em alguns casos´, onde se ligam a receptores e iniciam muitas reações. Alguns hormônios endócrinos afetam muitos tipos diferentes de células do copo; outros afetam apenas os tecidos-alvo específicos, porque somente estes tecidos têm receptores para o hormônio.

    Renata Adna

    ResponderExcluir
  8. SIETEMA ENDÓCRINO
    SUA MISSÃO INCLUI A REGULAÇÃO DA PROLIFERAÇÃO E DIFERENCIAÇÃO CELULAR,CRESCIMENTO E MATURAÃO TOTAL DO CORPO, MASSA CORPORAL E SEUS COMPONENTES, REPRODUÇÃO,SENESCÊNCIA E COMPORTAMENTO. O SISTEMA NERVOSO E O SISTEMA ENDÓCRINO FREQUENTEMENTE RESPONDEM JUNTOS A UM ESTIMULO, DE MODO A INTEGRAR AS RESPOSTAS DO ORGANISMOS E ALTERAÇÕES NOS SEUS AMBIENTES EXTERNOS E INTERNOS.
    (SIEBRA MORAIS DANTAS)

    ResponderExcluir
  9. O sistema endócrino tem como principil fundamental a regulação do metabolismo celular,com o crescimento e maturação do corpo,desenvolvimento sexual,massa corporal e seus componentes,senescêcia e comportamento.O sistema endócrino atua junto ao nervoso para sinalizar o tipo de hormônio a ser produzido e liberado,para regulação da secreção interna do corpo;assim atuam em célula-alvo distíntas para manter a estabilidade do meio interno(equilíbrio) que é a homeostasia.

    Júlio César

    Biomedicina 302.2

    ResponderExcluir
  10. Sistema endócrino --- principais funções: reprodução, comportamento, proliferação e diferenciação celular, crescimento e manuetenção corporal. É preciso entender primeiramente o que são hormônios? São substâncias químicas liberadas por tipos específicos de células, que são carreados pela corrente sanguínea para agirem em células alvo distantes para manter a estabilidade do meio, do ser e da espécie como um todo.Posteriormente, temos que entender que ele é um dos pricipais sistemas que realizam com eficiência a homeostasia e coordenação da função corporal.

    ResponderExcluir
  11. Sistema endócrino: homeostasia, sintese, armazenamento e secreção de hormônios, receptores específicos com células-alvo, manutenção corporal.

    ResponderExcluir
  12. Endocrinologia: Classicamente definida como uma disciplina preocupada com as secreções internas do organismo.O conceito original: que uma substância química denominada hormônio, liberada por um tipo de célula, é carreada pela corrente sangüínea até à célula-alvo. É sugerido um mecanismo básico para a manutenção do meiro interno face à irregularidade da disponibilidade de nutrientes, minerais, água, e temperatura. Um hormônio era definido como uma substância cuja liberação era evocada por uma alteração específica do meio; como resultado da ação do hormônio sobre a sua célula-alvo, essa alteração era combatida, e o 'status quo' mantido.
    O objetivo global do sistema endócrino atualmente é visto como compreendendo: crescimento, amadurecimento, massa corporal, reprodução, comportamento, fluxo de susbtratos e minerais, para manutenção da homeostase química.

    ResponderExcluir
  13. o campo da endocrinologia tem focalizado as glândulas endócrinas, tecidos distintos e prontamente identificáveis que secretam hormônios.
    um hormônio é uma substância química secretada por uma célula no sangue para ser transportada a um alvo distante, onde exerce seu efeito em baixissimas concentrações.

    ResponderExcluir