terça-feira, 25 de maio de 2010



2°O NÍVEL DE CÁLCIO NO PLASMA É REGULADO DIRETA E INDIRETAMENTE POR HORMÔNIOS.COMO OS NÍVEIS DE CÁLCIO DETERMINAM A SECREÇÃO DOS HORMÔNIOS PERATIREÓIDE,CALCITONINA,VITAMINA D?QUAL O TIPO DE RECEPTOR?





Um comentário:

  1. O paratormônio é produzido pelas glândulas paratireóides, localizadas posteriormente à glândula tireóide.

    A calcitonina é produzida pelas células parafoliculares da tireóide (estas não fazem parte dos folículos tireoideanos).

    Ambos os hormônios atuam no metabolismo do íon cálcio, sendo importantes no controle do normal nível plasmático deste íon.

    Mais de 99% do cálcio presente em nosso corpo se encontra depositado em tecidos como ossos e dentes. Sendo assim, o cálcio na forma iônica dissolvida em nosso plasma corresponde a menos de 1% do total de cálcio que possuímos.

    É muito importante que o nível de cálcio plasmático se mantenha dentro do normal, pois:

    em uma situação de hipercalcemia as membranas das células escitáveis se tornam menos permeáveis ao sódio, o que reduz a excitabilidade da mesma. Como consequência, ocorre uma hipotonia muscular esquelética generalizada. No músculo cardíaco ocorre um aumento da força contrátil durante a sístole ou mesmo uma parada cardíaca, devido à redução da excitabilidade das fibras de purkinje.
    em uma situação de hipocalcemia, ao contrário, as membranas celulares se tornam excessivamente permeáveis aos íons sódio. O aumento na permeabilidade ao sódio torna as membranas mais excitáveis. Os músculos esqueléticos se tornam mais hipertônicos, podendo ocorrer inclusive uma manifestação de tetania (hipocalcêmica). O músculo cardíaco se contrai com menos força.
    Quando o nível plasmático de cálcio se torna abaixo do normal, as paratireóides aumentam a secreção de paratormônio. Este faz com que a calcemia aumente, retornando ao normal.

    Quando o nível plasmático de cálcio se torna acima do normal, as células parafoliculares da tireóide aumentam a secreção de calcitonina. Esta faz com que a calcemia se reduza, retornando ao normal.

    Desta forma estes 2 hormônios, juntos, controlam o nível plasmático de cálcio, mantendo-o dentro do normal e evitando, assim, uma hipercalcemia ou uma hipocalcemia.

    O paratormônio é o mais importante hormônio responsável pelo controle do nível plasmático de cálcio em nosso organismo.E ele pode ter efeito nos ossos,no sistma digestorio,e no sistema urinario.A vitaminaD atua como um hormônio que contém as concentrações de cálcio e fosfato no sangue através do aumento ou diminuição da absorção desses minerais do intestino delgado.A vitamina D tambem regula o metabolismo ósseo e a deposição de cálcio nos ossos.São mediados por um receptor sensível a cálcio do tipo ligada a proteína G.
    GLECIANE BARBOSA SILVA

    ResponderExcluir