sexta-feira, 28 de maio de 2010

Qual o papel dos processos sinciciais dos osteócitos?

Processos de células sinciciais é um arranjo que permite a transferência de cálcio de enorme área de superfície do interior para o exterior das unidades ósseas, e então para o líquido extracelular este processo de transferência, realizado pelos osteócitos, é conhecido como osteólise osteócitica.


Audízio Júnior

quinta-feira, 27 de maio de 2010

QUESTÃO 03: Por que os niveis de cálcio são mantidos muitos baixos no citosol celular? onde fica estocado o cálcio no organismo?
A concentração citosolica intracelular de repouso do cálcio livre é apenas 10-7M. este valor pode aumentar transitoriamente de 10 a 100 vezes quando os ions de cálcio estão envolvidos na geração ou manutenção de potenciais de ação, concentração, motilidade, rearranjos do citoesqueleto, etc. em termos absolutos, este aumento transitório representa o movimento de quantidades extremamente pequenas de cálcio para dentro do citoplasma celular tanto do liquido extracelular quanto dos reservatórios intracelulares. a concentração de cálcio deve ser mantida dentro dos limites específicos da tolerância fisiológica em diversos compartimentos.

LOUYSE RAYANNE
BIOMEDICINA
TURMA: 302.2

terça-feira, 25 de maio de 2010

PAPEL DO FOSFATO NAS CÉLULAS.

Tem relevante papel na formação molecular do DNA e do RNA , bem como do ATP(adenosina tri-fosfato). As células utilizam-no para armazenar e transportar a energia em forma do fosfato de adenosina. Além disso funciona como íons tampões, impedindo a acidificação ou a alcalinização do protoplasma.

SIEBRA MORAES; BIOMEDICINA-302.2

Qual a diferença entre osteólise osteocítica e reabsorção óssea? Quem realiza a reabsorção óssea? Renata Adna

R- Ao contrário da osteólise osteocítica, o processo de reabsorção do osso não extraí cálcio somente, ele destrói toda a matriz do osso e, portanto, diminui a massa óssea. A cécula responsável pela reabsorção óssea é o osteoclasto.


2°O NÍVEL DE CÁLCIO NO PLASMA É REGULADO DIRETA E INDIRETAMENTE POR HORMÔNIOS.COMO OS NÍVEIS DE CÁLCIO DETERMINAM A SECREÇÃO DOS HORMÔNIOS PERATIREÓIDE,CALCITONINA,VITAMINA D?QUAL O TIPO DE RECEPTOR?





Qual o papel do fosfato nas células? (Júlio César)

O fosfato é de fundamental importancia para todo o sistema biológico, pois ele integra inúmeros intermediários do metabolismo dos carboidratos,proteinas e lipídios. O fosfato é um componente químico da célula cuja função é de armazenamento e transporte de energia em forma de ATP (trifosfato de adenosina), assim como também forma parte de co-fatores, como NAD, NADP e tiamina pirofosfato, do AMPc e trifosfato de inositol (segundos mensageiros) e do DNA e RNA.
Tem função também de modificador covalente de enzimas; e nas células atua como um ânion equilibrando os cátions potássio e magnésio além de ser o principal constituinte dos cristalinos dos ossos e dos dentes, o maior conteudo de P no corpo se encontra no esqueleto. E o maior local de ingestão e reabsorção de P é no intestino.

Gerenildo- Vitamina D na calcificação óssea

A vitamina D é uma molécula que é sintetizada do colesterol e na pele e na presença de luz ultra violeta quando ela absorvida.A estrutura é modificada sucessivamente no liquido iônico ate 1,25-{OH}2.A vitamina D participa da formação óssea e facilita a absorção intestinal necessário para absorver o cálcio.

11.Onde é produzida a calcitonina?E qual o seu papel fisiológico? (ARIATHANNA ARAUJO)


A calcitonina é secretada pela glândula tireóide,nas células parafoliculares ou células C.O seu papel é diminuir a concentração plasmática de cálcio,ou seja,ela diminui as atividades absortivas de osteoblastos e a formação de novos osteoclastos.Ela também exerce efeito sobre o processamento do cálcio nos túbulos renais e no trato intestinal.Todos esses efeitos são opostos ao PTH.Entretanto,o papel quantitativo da calcitonina é bem inferior ao do PTH na regução da concentração de cálcio.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Onde é produzida a calcitonina? E qual seu papel fisiológico? ( Rennan Loiola )




A calcitonina é um hormônio hipocalcêmico, constituído por um polipeptídeo contendo 32 aminoácidos e uma ligação bissúlfídica. Esse hormônio é formado nas células parafoliculares C da glândula tireóide, desprovidas de inervação. Atua causando diminuição da reabsorção óssea através da inibição da atividade osteoclástica, ou seja, participa do controle da concentração de cálcio, inibindo a remoção do cálcio dos ossos e a saída dele para o plasma sanguíneo.

01. Qual a concentração de cálcio, fosfato e magnésio no plasma sanguíneo? Qual a fonte destes elementos para o plasma sanguíneo? --- Kríssia Scherer.


O nível de cálcio total (livre e ligado) no plasma varia de 8,6 a 10,6 mg/dl. A fonte do cálcio vem dos ossos, dentes do corpo humano e de uma dieta balanceada e equilibrada, com a ingestão de leite, grãos naturais, queijo, vegetais, cereiais integrais, feijão...
A concentração normal de fosfato no plasma é de 2,5 a 4,5 mg/dl. A fonte do fosfato vem dos ossos do corpo humano e encontra-se também principalmente no interior das células, onde está intimamente implicado no metabolismo energético, e também é utilizado como um componente para formar moléculas tão importantes como o ADN. O fosfato excreta-se na urina e nas fezes. Para obter o fosfato nos alimentos temos que fazer a ingestão de carnes, peixes, aves, leguminosos, queijo, cereais integrais...
A faixa normal de magnésio no plasma é de 1,8 a 2,4 mg/dl. A fonte do fosfato vem de ossos e dentes do corpo humano e da produção de energia celular. Percebe-se um aumento de magnésio em casos de diarreias, mau funcionamento dos rins ou alcoolismo, visto poder existir perdas relevantes relacionadas com a urina ou fezes. Encontramos o magnésio no sal, arroz, limão, tomate, laranja, cebola, amendoim, figo, couve... Em contrapartida, o excesso de cálcio ou de fósforo prejudicam fortemente a absorção de magnésio.