quinta-feira, 3 de junho de 2010

6) Quais são os principais tipos de células do tecido ósseo? Qual o papel de cada uma delas?

São células de revestimento do osso:
OSTEOBLASTO – Responsáveis pela síntese dos componentes orgânicos da matriz óssea, inclusive colágeno, proteoglicanos e glicoproteínas. Quando o hormônio paratireóide se liga a seus receptores, ele estimula os osteoblastos a secretarem o ligante osteoprotegerina (OPGL) que é um fator indutor da diferenciação dos pré-osteoclastos em osteoclastos, assim como o osteoclastoestimulante, que ativa os osteoclastos a reabsorverem osso.
OSTEOCLASTOS – Têm receptores para o fator osteoclasto-estimulante, fator colônia-estimulante 1, OPGL e calcitonina entre outros. Responsáveis pela reabsorção do osso; depois de terminarem de fazê-lo, provavelmente estas células sofrem apoptose.
OSTEÓCITOS – Apesar de os osteócitos parecerem células inativas, secretam substÂncias necessárias para a manutenção do osso. Também respondem a estímulos que exercem tensão sobre o osso liberando adenosina monofosfato cíclico (AMPc), osteocalcina e fator de crescimento semelhante a insulina. Esses fatores facilitam o recrutamento de pré-osteoblastos para auxiliar a remodelação do esqueleto (acrescentando mais osso) não somente durante o crescimento e desenvolvimento, mas também durante a redistribuição de longo termo das forças que agem sobre o esqueleto.

Wyrla M. Nogueira